quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Filipe Montalto




Este médico português nasceu em Castelo Branco no ano de 1567, filho dos cristãos-novos António Aires e Catarina Aires, era sobrinho-neto do famoso médico Amatus Lusitanus.
Estudou medicina em Salamanca e, devido aos tempos difíceis que os conversos viviam por estas bandas, resolveu partir para o estrangeiro, primeiro para Livorno e posteriormente para Paris, onde foi médico na corte do rei Henrique IV.
Filipe Montalto voltará novamente para Itália, tendo sido convidado para ser professor em Bolonha, Pádua e Pisa, mas recusou sempre os convites, fixando-se mais tarde em Veneza, onde defendeu a prática do judaísmo de "cara descoberta".
É de referir, que ele foi o único médico judeu oficialmente autorizado pelo Papa, a exercer a arte da medicina na qualidade de físico de Maria de Médicis, mas o português só aceitou este convite da regente de França, perante a condição de ser acompanhado pela esposa e de dois dos seus filhos, mais um seu discípulo, Saul Levi Morteira. Montalto regressou a Paris no Outono de 1612.
Filipe Montalto morrerá no dia 19 de Fevereiro do ano de 1616, em Tours, França.
Por ordem de Maria de Médicis, o corpo do médico é embalsamado e transladado para Amesterdão, por Josué de Luna, um parente português do falecido, e por Saul Levi Morteira. Foi enterrado no cemitério de Oudekerk, terreno comprado pela comunidade judaica portuguesa.








Cemitério judeu sefardita Beth Haim, Oudekerke - Holanda.
Fotos - amstelveenweb.com (2007).



Após a sua saída de Portugal no final do século XVI, Montalto tornou-se num judeu praticante fervoroso, chegando mesmo em Livorno em 1599 a influenciar um jovem português de nome Paulo de Pina, a converter-se à fé judaica.




Fontes:
pvrooden/Peter/publicaties
Jewish Encyclopedia"
www.jewishencyclopedia.com




Sem comentários:

Enviar um comentário