quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Monoteísmo e Messianismo Judaico





Aula aberta


A área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona abre a frequência como Curso Livre da sua cadeira de mestrado em «Monoteísmo e Messianismo
Judaico», leccionada por Paulo Mendes Pinto.





O Início será marcado por uma Aula Aberta para a qual todos estão convidados e que terá lugar no dia 26 de Outubro pelas 20h00.

Local: Sala 2.3., Ed. da Biblioteca
Universidade Lusófona, Lisboa


Apresentação:


Com o advento do I milénio a.C., a vasta zona da Síria e de Canaã vê surgir uma nova forma de conceber a divindade. Único e exclusivista, o "deus" monoteísta requer um grupo de compromissos, de laços e de identidades que não mais vão largar a forma de conceber Religião no mundo Mediterrânico, primeiro, e em todo o planeta, depois.
Com este curso pretendemos olhar para as implicações mentais, sociais e religiosas da adopção dessa revolução, debruçando-nos sobre as manifestações e textos judaicos. Ao longo de uma história de três milénios, o Judaísmo formulou, não apenas o monoteísmo, assim como a sua principal expressão na forma de encarar o tempo e o próprio Humano: o Messianismo.
Dentro deste quadro monoteísta e com a fundamental componente do messianismo enquanto justificação do tempo, olharemos para as diversas tradições culturais, religiosas e místicas que ao longo do tempo o judaísmo foi elaborando na matriz cultural ocidental.



Mais informações através do e-mail: pmpgeral@gmail.com








Sem comentários:

Enviar um comentário