segunda-feira, 22 de junho de 2015

Quando alguém nos oferece um tesouro...



Por Carolino Tapadejo




Quando em Dezembro passado estive em Israel, numa das minhas intervenções, falei para 250 pessoas, na Universidade de Netânya.

No final, um casal veio falar comigo a informar-me que a sua família saiu de Castelo de Vide, fugindo às garras da Inquisição, indo para Esmirna, no então Império Otomano e, durante séculos guardaram a chave da porta.

Pois bem! Esta senhora, de nome, Esther Cohen, acompanhada do seu marido David, informou-me que brevemente viria a Castelo de Vide falar comigo e assim aconteceu no passado dia 31 de Maio.

Então esta deliciosa Senhora, deslocou-se até ao nosso Burgo e contou-me a história da sua família e, como não tem descendentes, ofereceu-me a chave da porta que a sua família havia levado de Castelo de Vide há precisamente 500 anos.

Foi um momento arrepiante, ver esta Senhora, hoje com 82 anos, a chorar, depositar nas minhas mãos a maravilhosa relíquia, acompanhada de outra mais pequena, certamente de um armário. É esta maravilha que agora partilho convosco. Espero que disfrutem de tão importante "pedaço" da nossa memória colectiva.



Artigo enviado por Nuno Gaspar


Sem comentários:

Enviar um comentário