quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Esta vila também teve os seus Judeus!




Caria

Vista de Caria


Caria é uma freguesia portuguesa do concelho de Belmonte, com 39,03 km² de área e 1 921 habitantes (2011). Densidade: 49,2 hab/km². Foi vila e sede de concelho entre 1512 e 1836. Era constituído por uma freguesia e tinha, em 1801, 1 121 habitantes. Em 1924 foi de novo elevada à categoria vila, mas não de município.




“Caria também teve uma comunidade judaica. Talvez não tão numerosa como a de Belmonte, mas sim, pode-se dizer que também teve os seus judeus”. A afirmação é de Elisabete Robalo, arqueóloga da Câmara de Belmonte, e uma das responsáveis pela organização do encontro “Os enigmas da herança judaica”, que se realizou nos dias, 15, e 16, na Casa da Torre, em Caria. (2013)

O tema ganhou agora mais relevância após levantamentos feitos pela autarquia belmontense, onde foram descobertas quatro dezenas de marcas cruciformes. A arqueóloga da autarquia, Elisabete Robalo, explicou:


“É verdade que encontrámos várias marcas. Se calhar, até mais que em Belmonte. Possivelmente por lá ter havido mais construção e essas marcas terem desaparecido. Estamos a fazer esse levantamento e a contactar alguns proprietários no sentido de as preservarmos”.


A responsável assegura que Caria também teve os seus judeus e revela também o possível aparecimento de um armário sagrado, um local onde os judeus guardavam a “torah”, o livro sagrado dos judeus. “Sim, há especialistas que asseguram que é mesmo um armário sagrado. Ainda estamos a proceder ao estudo, mas aqui em Caria também se encontraram vestígios de um processo inquisitório” assegura a arqueóloga. Daí a escolha da vila para a realização deste evento, de modo a divulgar estas “novidades” à comunidade em geral.

Aron Kodesh de Caria




Cerca de 40 marcas cruciformes descobertas na vila.


O inventário de motivos cruciformes existente nesta localidade surpreende não só pela sua abundância como também pela variedade de formas encontradas. Abundam no centro histórico da Vila, nas ruas do Forno, Rua do Poço, Rua Direita, entre outras.





Fontes:

(Por Caeiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário