segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Comemoração do nosso Tu B' Shevat!



Tu B’ Shevat 5774


A Catarina

Este ano decidimos premiar Lisboa na escolha do espaço para a nossa plantação. O espaço escolhido foi o Instituto Superior de Agronomia, na Tapada da Ajuda. Um local belíssimo que reúne todas as condições e respectivos cuidados para o desenvolvimento saudável do nosso cedro.




Queremos em primeiro lugar, agradecer à Dra. Teresa Vasconcelos, que nos permitiu a realização deste evento neste espaço, demonstrando desde o início uma total disponibilidade e acompanhamento. À direita a foto da dra. Teresa Vasconcelos.



E agora vamos dar início à nossa plantação!

Apesar do buraco para a nossa árvore já estar aberto (cortesia do Instituto), o Filipe Craveiro decidiu dar mais um jeitinho à terra!


O Juvêncio sempre pronto a colaborar e já de garrafão com a água para a rega, enquanto todos os outros estão atentos ao nosso pequeno cedro. A Ziva (acho que foi para fugir ao trabalho, fingiu estar a tirar fotos) e tenho ainda de dizer que ela nem sabe mexer na máquina…mas ok, vamos fingir que acreditamos!!!!

E agora tudo à mistura, porque o que interessa mesmo é a realização da plantação!




Aqui podemos ver o João (inspector); O Carlos (filósofo); O Rafael (fotógrafo); o Filipe (O Feliz) e por fim a Catarina (a trabalhadora). 


Os observadores: Filipe Craveiro; Dra. Teresa Vasconcelos e Paula Rodrigues.


A Sónia e a Paula Bilé não aparecem na terra junto ao cedro por razões óbvias, a Sónia está de bengala e não convém ir para terreno instável, já a Paulinha…é porque estava carregada com o casaco do Rafa e cansadíssima. Ok, não é verdade, a Paulinha estava a fazer companhia à nossa Sónia! J


Já com a missão cumprida e no caminho de volta, o tempo ainda nos ameaçou com umas gotinhas…mas não cumpriu e manteve-se muito agradável.


E por fim, os participantes do Espaço Isaac Abravanel, da direita para a esquerda: Jacinto, Paula Rodrigues, João Pedro, Filipe Leal, Juvêncio, Paula Bilé, Filipe Craveiro, Sónia, Ziva, Rafael, Carlos, Catarina e na foto de baixo, o grupo com a Dra. Teresa Vasconcelos.

O dia ainda continuou, mas a fotos pararam por aqui, sendo que vou agora aproveitar para vos dar a conhecer um pouquinho da História deste instituto que aconselhamos vivamente a visitarem.


Fundado em 1852, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) MHIP é uma escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias, sendo o seu know-how reconhecido nacional e internacionalmente.
Com 155 anos de experiência, adapta o seu ensino à evolução tecnológica e à realidade do País, apostando na qualidade e modernização do mesmo. Integrada em 1930, Universidade Técnica de Lisboa, foi em 2013 integrado na nova Universidade de Lisboa, resultante da fusão da anterior UL com a Universidade Técnica de Lisboa. Tem cerca de 1500 alunos nos 3 ciclos de ensino, um corpo docente de 147 professores e 6 investigadores, dos quais 137 doutorados.

Localizado na Tapada da Ajuda de Lisboa desde 1917, - Parque Botânico e Ambiental com cerca de 100 ha, de reconhecido interesse - é também um local convidativo para a realização de eventos, de actividades lúdicas e para a descoberta de locais cativantes como sejam o Anfiteatro de Pedra, o Miradouro, o Jardim da Parada, o Campo de Rugby, o Observatório Astronómico de Lisboa, o Pavilhão de Exposições, o Auditório da Lagoa Branca, entre outros.



Fizemos ainda uma pequena homenagem ao pai do nosso amigo Filipe Leal, que se encontra hospitalizado e neste momento já em franca recuperação, dedicando-lhe um momento de oração pelas rápidas melhoras.



Fontes:

Espaço Isaac Abravanel
Instituto Superior de Agronomia
Fotos de Rafael Baptista e Paula Rodrigues

1 comentário: