terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Curiosidades judaicas!



Pinhel



Cidade portuguesa com cerca de 9.600 habitantes, está situada na região da Beira e é banhada pelo rio Côa. O seu nome deriva da grande quantidade de pinheiros existentes nessa zona.

Apesar do foral de Pinhel de 1200 já registar a atividade comercial dos judeus aí residentes, a comuna judaica desta antiga cidade fronteiriça deve ter-se desenvolvido apenas no início do século XV. No final deste século, favorecida pela proximidade de Espanha, vê o número de habitantes judeus ascender a cerca de 200.

Numa clara referência aos Judeus vindos dos reinos de Espanha, em Pinhel houve um ditado popular bem satírico: "Pires, Petras, Desterros e Galhanos, fugir deles são judeus castelhanos". De facto, as famílias mais comuns correspondiam aos Barzelai, Amiel, Abenazum, Ergas, Cid, Adida, Cohen e Castro.

No início do século XX, o movimento iniciado polo capitão Barros Basto, conhecido como a “Obra do Resgate” motivou as famílias de origem judaica a iniciarem a construção de uma sinagoga, e em 1931 chegaram mesmo a considerar-se publicamente judeus, celebrando o novo ano judaico.

Em 8 de maio de 1932 constitui-se a comunidade Israelita de Pinhel, cuja sinagoga ficou com o nome de “Shaaré Orah” (Portas da Luz).
Os tempos conturbados da Segunda Guerra mundial voltaram a aconselhar discrição à comunidade de Pinhel, facto pelo qual atualmente é difícil encontrar referências à localização dessa sinagoga.




Fontes: 


Sem comentários:

Enviar um comentário