quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Uma Herança Iluminada



Haggadot



Esta Hagadá profusamente ilustrada foi editada pelo rabino veneziano do século XVII e autor, Leone da Modena, que forneceu uma tradução judaico-italiana e um novo comentário Tseli Esh (assado no fogo), um resumo do comentário de Isaac Abravanel, ZeBaH Pesah (Páscoa oferenda sacrificial). As ilustrações retratam acontecimentos da vida do patriarca Abraão. No topo: Escolha do Abraão do seu filho mais novo, Isaque e da rejeição do mais velho, Ismael, é indicada pela colocação de Abraão, Sara, Isaac e na tenda central, enquanto Hagar e Ismael ficam sozinhos na tenda deles. Na parte inferior: o sacrifício de Isaac, (Seder Hagadá Shel Pessach (Páscoa Hagadá), Veneza, 1629, Seção hebraica, Biblioteca do Congresso Foto).




A edição da Hagadá de Veneza 1740 também tem uma tradução judaico-italiano, mas que se destina a apelar aos de língua iídiche, judeus alemães, bem como, para o hino Adir Hu (Exaltado Seja Ele) que aparece igualmente com uma tradução em judaico-alemão. O alfabeto acróstico hebraico é acompanhado por um iídiche exaltando as virtudes de D’us, Seder Hagadá Shel Pessach (Páscoa Hagadá), Veneza, 1740, Seção hebraica, Biblioteca do Congresso Foto).




A página de principal desta Hagadá exalta virtudes desta edição: uma multa de comentário e belas ilustrações dos milagres operados por D’us através dos nossos antepassados. Adicionado a isso, toda a viagem através do deserto até a divisão da terra entre as tribos, e uma representação do Templo, ele pode ser reconstruído e renovado, em breve, nos nossos dias, Amen, e assim pode ser que a Tua vontade. Gravado em placas de cobre pelo jovem Abrão bar Jacob, da família de Abraão, nosso Pai, [isto é, um prosélito ao judaísmo].

As ilustrações foram reproduzidas em várias edições subsequentes, até os dias atuais. Vemos Moisés e Arão perante o Faraó, os filhos de Israel escravizados no trabalho estão ao fundo, ( Seder Hagadá Shel Pessach (Páscoa Hagadá), Amsterdam, 1695, Seção hebraica, Biblioteca do Congresso Foto).




Dois comentários populares por Moisés Alscheich e Efraim Lenczycz foram adicionados às ilustrações populares feitas em muitas edições. A Hagadá é aberta para as ilustrações que descrevem a ordem do seder, (Ma’ale Bet Horin , Viena, 1823, Seção hebraica, Biblioteca do Congresso Foto).



Enviado por
Carlos Baptista


Obrigada J



Fonte:


Sem comentários:

Enviar um comentário