sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Shalom, Mirembe!




Música dos Abayudaya


Sinagoga Moisés da comunidade Abayudaya, Uganda
Fotografia de Jono David


Shalom, Mirembe!, uma criação dos Abayudaya, em parceria com a artista israelita Irene Orleansky, faz parte de uma colecção de músicas de judeus de África e da Ásia .



Shalom, Mirembe – Abayudaya & Irene Orleansky


    Abayudaya (Aba Yudaya), que no dialecto bantu-luganda quer dizer “Povo de Judah”, é o nome de uma comunidade de judeus do Uganda, fundada em 1919 por Semei Kakungulu.

     Em Fevereiro de 2002, um beit din (tribunal rabínico), composto por rabinos do Movimento Conservador (Movimento Masorti na Europa), levou a cabo a conversão de centenas de membros da comunidade Abayudaya, formalizando assim a situação dos judeus do Uganda aos olhos da comunidade judaica internacional. 

    À frente da comunidade está o rabino conservador Gershom Sizomo, que foi ordenado na American Jewish University, em Los Angeles. 



Vila de Nabugoye, dos Abayudaya, com monte Elbon ao fundo
Fotografia de Jono David


    Actualmente, a maioria da comunidade vive perto da Sinagoga Moisés, na vila de Nanayoyi, nos arredores da cidade de Mbale. Outros Abayudaya vivem em pequenas aldeias, mais distantes de Mbale.

     A comunidade, para além da sinagoga, possui uma série de infraestruturas como duas escolas judaicas (elementar e secundária), uma clínica médica, uma residência para convidados e uma yeshiva, todas fundadas sob os auspícios do Movimento Conservador. 



Crianças Abayudaya
Fotografia joyofcolor.com



E por que se aproxima o Shabbat, propomos a audição de Lecha Dodi na versão dos Abayudaya.



L'cha Dodi Abayudaya Jews of Uganda


Shabbat Shalom!


Nota: segundo informações da Shavei Israel, ainda em 2008, cerca de 130 Abayudaya esperavam pela conversão ortodoxa.


 Fontes:


Sem comentários:

Enviar um comentário